ABHO INFORMA

EPA

EPA propõe proibir todos os usos do solvente tricloroetileno

A EPA anunciou na segunda-feira uma proposta de regra que proibiria a maioria dos usos do solvente tricloroetileno (TCE) dentro de um ano e estabeleceria um programa de proteção química no local de trabalho para usos limitados, a ser eliminado gradualmente durante um longo período de tempo. O TCE é um composto orgânico volátil usado principalmente em aplicações industriais e comerciais, como desengordurante aplicado na forma de vapor, fabricação de certos refrigerantes e produção de separadores de baterias. O solvente também é usado pelos consumidores em produtos de limpeza e cuidado de móveis, revestimentos em spray para artes e ofícios e produtos de cuidado automotivo, como limpadores de freios e selantes para reparo de pneus. De acordo com a EPA, o TCE causa câncer de fígado, câncer de rim e linfoma não-Hodgkin. Danos ao sistema nervoso central, fígado, rins, sistema imunológico e órgãos reprodutivos estão entre outros efeitos adversos à saúde relacionados à exposição ao TCE.

Fonte: https://encurtador.com.br/dnDK4.  Acesso em: 18 dez. 2023.

Proposta da EPA codificaria mudanças em seu processo de avaliação de riscos

A EPA proporá, em breve, uma regra esclarecendo que suas futuras avaliações de risco químico não presumirão que os trabalhadores sempre usem Equipamentos de Proteção Individual, de acordo com um anúncio publicado pela agência em 19 de outubro. A EPA já havia adotado essa mudança há dois anos, mas até agora não havia procurado apoiá-la por meio da regulamentação.

Fonte: https://encurtador.com.br/gisFT.  Acesso em: 18 dez. 2023.

EPA propõe a substituição de todos os tubos de chumbo até 2034

Uma regra proposta publicada no Federal Register exigiria que quase todos os sistemas de água nos Estados Unidos substituíssem as linhas de serviço de chumbo dentro de 10 anos. A EPA, que propôs a regra, estima que existam aproximadamente 9,2 milhões de linhas de serviço de chumbo em uso em todo o país. A regra também reduziria o nível de ação do chumbo na água de 15 µg/L para 10 µg/L.

Fonte: https://encurtador.com.br/orxU2 .  Acesso em: 18 dez. 2023.

OSHA

OSHA visa exposições à sílica na fabricação e instalação de pedras projetadas

Uma nova iniciativa trará os mecanismos de fiscalização e conformidade da OSHA para os empregadores nas indústrias de fabricação e instalação de pedra artificial. O objetivo da iniciativa, conforme descrito em um memorando aos administradores regionais da agência, é identificar os perigos e garantir a sua imediata redução nas indústrias visadas, em que os trabalhadores estão potencialmente expostos a elevados níveis de pó de sílica.

Fonte: https://encurtador.com.br/abKMX.  Acesso em: 18 dez. 2023.

Fichas técnicas sobre doenças causadas pelo calor cobrem hidratação, fatores de risco e gravidez

A OSHA publicou três novas fichas informativas que abordam aspectos da prevenção de doenças causadas pelo calor para trabalhadores, incluindo hidratação, fatores de risco pessoais e considerações para trabalhadoras grávidas. Esses documentos fazem parte da campanha de prevenção de doenças causadas pelo calor da agência, que fornece aos empregadores e trabalhadores informações sobre como podem manter as pessoas seguras quando trabalham em ambientes quentes. O material está disponível em: https://encurtador.com.br/ctzP8

Fonte: https://encurtador.com.br/hnuKT.  Acesso em: 18 dez. 2023.

NIOSH

NIOSH destaca preocupações com exposição ao chumbo durante a substituição da tubulação de água

O NIOSH lançou um novo documento que fornece orientações para proteger os trabalhadores da exposição ao chumbo ao substituir canos de água antigos com chumbo por linhas novas e sem chumbo. “Reduzindo a exposição dos trabalhadores ao chumbo durante a remoção e substituição da linha de serviço de água”, observa-se que os trabalhadores podem ser expostos ao chumbo quando trabalham em poços escavados para obter água para substituição de linha, ao cortar e manusear tubos e equipamentos de chumbo ou ao desconectar e remover tubos de chumbo. Eles também podem encontrar solo contaminado com chumbo durante a escavação, tanto ao usar equipamentos pesados ​​como retroescavadeiras quanto ao cavar manualmente com pás.

O material está disponível em: https://encurtador.com.br/HLPS5

Fonte: https://encurtador.com.br/nrVWX . Acesso em: 18 dez. 2023.

NIOSH incentiva empregadores a participar da próxima pesquisa sobre uso e práticas de respiradores

Uma pesquisa do NIOSH pretende avaliar o uso e as práticas de respiradores em todos os setores nos Estados Unidos pela primeira vez em mais de 20 anos. A agência pretende utilizar os dados para atualizar estimativas do número de empresas e funcionários que utilizam respiradores, determinar as razões pelas quais os respiradores estão a ser utilizados e examinar como os empregadores estão a gerir a sua utilização. Novas perguntas adicionadas à pesquisa desde que foi realizada pela primeira vez, em 2001, ajudarão o NIOSH a entender melhor como a pandemia da COVID-19 afetou o uso de respiradores em muitas indústrias nos últimos três anos, conforme a agência. A pesquisa também ajudará a garantir que o programa de aprovação de respiradores do NIOSH seja capaz de abordar todos os usos e práticas atuais de respiradores.

Fonte: https://encurtador.com.br/aoCZ6. Acesso em: 18 dez. 2023.

Pesquisa do NIOSH planeja abordar exposições cirúrgicas à fumaça em ambientes veterinários

Um novo projeto proposto pelo NIOSH examinaria a exposição ocupacional à fumaça cirúrgica e os efeitos relacionados à saúde respiratória em ambientes clínicos veterinários. A exposição cirúrgica à fumaça entre profissionais de saúde é uma preocupação emergente em salas de cirurgia humanas, de acordo com o aviso do Federal Register que descreve o projeto proposto. Mas nenhuma pesquisa ainda caracterizou a fumaça cirúrgica gerada a partir de tecidos animais em salas cirúrgicas de clínicas veterinárias.

Fonte: https://encurtador.com.br/ivX26. Acesso em: 18 dez. 2023.

Publicado guia sobre impressão 3D segura

NIOSH publicou “Abordagens para impressão 3D segura: um guia para usuários do Makerspace, escolas, bibliotecas e pequenas empresas”. Este documento de 40 páginas descreve os riscos de saúde e segurança e os possíveis controles para processos de impressão tridimensional (3D) usados ​​em ambientes e locais de trabalho não industriais.

A publicação está disponível em: https://encurtador.com.br/iqOZ4 . Acesso em: 18 dez. 2023.

Fonte: https://encurtador.com.br/ahnPY.  Acesso em: 18 dez. 2023.

CDPH

Departamento de Saúde Pública da Califórnia destaca asma associada ao pó de madeira

Um novo vídeo produzido pelo Departamento de Saúde Pública da Califórnia (CDPH) concentra-se na prevenção da asma relacionada ao trabalho devido à exposição ao pó de madeira. O Programa de Prevenção da Asma Relacionada ao Trabalho (WRAPP) do estado, que trabalha para identificar indústrias, ocupações e exposições que colocam os trabalhadores em risco de asma relacionada ao trabalho, encontrou cerca de 140 trabalhadores em vários ambientes que associam a asma ao pó de madeira no trabalho.

O vídeo está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=85kaSJZNFJE.

Fonte: https://encurtador.com.br/bpEM4. Acesso em: 18 dez. 2023.

CDC

Orientações controversas sobre controle de infecção enviadas ao CDC para revisão

Em 3 de novembro, o Comitê Consultivo de Práticas de Controle de Infecções em Saúde (HICPAC) votou pelo envio de um rascunho de diretrizes revisadas sobre precauções de isolamento em unidades de saúde ao CDC para revisão. Se aceitas pelo CDC, as diretrizes revisadas serão publicadas no Federal Register, iniciando um período de comentários públicos de 60 dias.

O documento está disponível em: https://encurtador.com.br/egrP7.

Fonte: https://encurtador.com.br/cmuNT. Acesso em: 18 dez. 2023.

OIT

Conferência sobre Gestão de Produtos Químicos chega a acordo sobre estrutura global

Os participantes da quinta sessão da Conferência Internacional sobre Gestão de Produtos Químicos (ICCM5) adotaram o Quadro Global sobre Produtos Químicos, um acordo que descreve abordagens colaborativas para o ciclo de vida dos produtos químicos. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o acordo inclui linguagem relacionada com “[…] um ambiente de trabalho seguro e saudável como princípio fundamental e direito no trabalho […]” e estabelece o objetivo de “[…] garantir práticas eficazes de saúde e segurança ocupacional […]” em todo o processo e cadeias de abastecimento até 2030.Fonte: https://encurtador.com.br/fzFR2 . Acesso em: 18 dez. 2023.

ICOH

Mortes e incapacidades relacionadas com o trabalho registram um aumento a nível mundial

Uma equipe de investigadores da Universidade de Tampere, na Finlândia, e da Comissão Internacional de Saúde Ocupacional (ICOH), na Itália, publicou uma visão geral das estimativas globais de doenças e lesões profissionais relacionadas com o trabalho. Ao investigar a mortalidade causada por doenças relacionadas ao trabalho, os investigadores encontraram um aumento de cerca de 26% no período de oito anos, de 2011 a 2019. No estudo, o fardo das doenças e lesões também foi demonstrado com o número crescente de anos perdidos em plena saúde e a perda económica relacionada como percentagem do PIB.

Fonte:  https://encurtador.com.br/delw2 Acesso em: 18 dez. 2023.

Colaboração: Valdiney Camargos de Sousa

Engenheiro de Segurança do Trabalho

 Membro do Conselho Técnico da ABHO