HO chega a Agência Nacional do Petróleo e no Pré-Sal

O Programa de Recursos Humanos da ANP (PRH-ANP) para o setor de petróleo, gás e biocombustíveis vai destinar R$ 3,17 milhões para áreas de concentração acadêmica, como pesquisas voltadas para o pré-sal, biocombustíveis, eficiência energética e saúde ocupacional. O Edital 04/2009 é dirigido a universidades, faculdades, escolas politécnicas e centros federais de educação, públicos ou privados, sem fins lucrativos e que ofereçam cursos de nível superior com ênfase em atividades de interesse da indústria do petróleo, gás natural e biocombustíveis.

Outra novidade é a obrigatoriedade de pelo menos quatro dos 10 novos programas do PRH-ANP serem instalados em instituições sediadas nas regiões Norte e Nordeste, em atendimento ao Art. 2º do Decreto nº 2.851, de 30/11/1998.

  • As propostas das instituições devem ser entregues até 8 de fevereiro de 2010. Os resultados serão divulgação até 19 de abril de 2010. Áreas de concentração Edital 04/2009:pré-sal, com ênfase em aquisição, processamento e interpretação de dados sísmicos para o pré-sal; sistema(s) petrolífero(s) do pré-sal: identificação e mapeamento dos elementos; modelagem e simulação dos processos; caracterização dos reservatórios carbonáticos do pré-sal, perfuração de poços exploratórios e de desenvolvimento;
  • biocombustíveis, com ênfase no biodiesel e no etanol;
  • eficiência energética, com ênfase em novas tecnologias, sinergias entre diferentes tecnologias, análise econômica e benefícios ambientais;
  • saúde ocupacional e segurança operacional, com ênfase em higiene ocupacional e promoção da saúde no setor de óleo e gás. “

A íntegra do Edital 04/2009 e o formulário para apresentação de proposta estão disponíveis em http://www.anp.gov.br/?id=596, item “Documentos/Publicações”. (Fonte: ANP)

autora da noticia: Cilene de Freitas
e.labore Assessoria Estratégica em Meio Ambiente

membros colaboradores:

Roberto Jaques
Coordenação de Higiene e Saúde Ocupacional
Gerência Corporativa de Saúde Petrobrás

e

Ruy Tadeu Ribeiro Peleteiro
Consultor Técnico
Petrobras / SMS / SG