OSHMS_largeA data de 28 de abril é destinada pelo movimento sindical para marcar o dia internacional em memória das vítimas de acidentes, doenças e mortes no trabalho e para organizar mobilizações em todo o mundo de atenção ao problema e promover campanhas de conscientização e de prevenção.

A Organização Internacional do Trabalho – OIT, conclama a todos os Estados-Membros, por meio de suas entidades de governo, de trabalhadores e de empregadores, em especial, a celebrarem o dia 28 de abril como o dia mundial para a segurança e saúde no trabalho. Em 2011, o tema estará voltado para a promoção de iniciativas de maior atenção aos sistemas de gestão da segurança e saúde ocupacional, mais conhecidos pela sigla OSHMS. Na apresentação do tema a OIT relata que “durante a última década, sistemas de gestão de segurança e saúde ocupacional têm sido amplamente difundidos e aplicados tanto em países industrializados como em desenvolvimento.

A sua implementação tem variado desde a incorporação de requisitos legais na legislação nacional, promovendo diretrizes nacionais, até a introdução de iniciativas voluntárias de certificação. A incorporação de um sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional na aplicação de medidas preventivas e de proteção no local de trabalho tem se mostrado essencial para a melhoria das condições de trabalho e do ambiente de trabalho. Como o próprio princípio da melhoria contínua permite uma revisão periódica de desempenho, ele tem sido fundamental na determinação da prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais.

A abordagem de sistemas de gestão para a segurança e saúde no trabalho tem despertado a atenção de empresas, governos e profissionais, tanto a nível nacional como internacional, por mais de uma década. A expectativa é que mais e mais países integrem OSHMS nos programas nacionais de SST como um meio de promover estrategicamente o desenvolvimento de mecanismos sustentáveis para a melhoria da SST nas organizações”.

Mais informações aqui.