VALE e ABHO disponibilizam “Manual de Estratégia de Amostragem” do NIOSH

No dia 4 de dezembro, o Diretor de Saúde e Segurança Ocupacional da VALE, Ricardo Gruba, formalizou a doação para a ABHO da tradução para o português da publicação Occupational Exposure Sampling Strategy Manual do NIOSH – National Institute for Occupational Safety and Health, de autoria de Nelson A. Leidel, Kenneth A. Bush e Jeremiah R. Lynch. Pretende-se, dessa forma, “que o material possa ser disseminado e o conteúdo esteja ao alcance de todos os profissionais que tenham interesse em investir em sua capacitação”, segundo afirmou.

Esse Manual do NIOSH de orientação para a avaliação da exposição a riscos ambientais nos locais de trabalho é ferramenta essencial para a atuação dos higienistas ocupacionais. A publicação original em inglês [DHH (NIOSH) Publication Number 77-173] encontra-se disponível gratuitamente no website do NIOSH (http://www.cdc.gov/niosh/docs/77-173/), porém não se conhecia nenhuma tradução para o português até o momento. Para garantir o acesso a todos os seus colaboradores, a VALE entendeu a importância de dispor tal documento na língua pátria e investiu em sua tradução, inicialmente para uso interno. Graças à sua importância, os profissionais de Segurança e Saúde no Trabalho da empresa entenderam que deveriam compartilhar a versão em português com outros profissionais brasileiros, por meio da ABHO.

No dia 8 de dezembro, o Vice-presidente de Formação e Educação Profissional, Roberto Jaques, recebeu das mãos da higienista da VALe e também Vice-presidente de Relações Internacionais da ABHO, a engenheira Ana Gabriela Lopes Ramos Maia, o arquivo eletrônico, em pen-drive, da tradução para o português do NIOSH, a fim de ser disponibilizada no site da ABHO, de forma gratuita, para todos os profissionais que tenham interesse em obtê-la.

Roberto Jaques recebendo oficialmente de Ana Grabriela Maia a edição eletrônica em português do "Manual de Estratégia de Amostragem da Exposição Ocupacional", do NIOSH.
Roberto Jaques recebendo oficialmente de Ana Grabriela Maia a edição eletrônica em português do “Manual de Estratégia de Amostragem da Exposição Ocupacional”, do NIOSH.

 

Para fazer download do Manual, clique abaixo:

[mbuttons b_size=”buton-large” color=”b_red” transition=”buton-1″ url=”https://abho.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Manual_NIOSH_Estrategia_Amostragem.pdf”]CLIQUE AQUI E FAÇA O DOWNLOAD[/mbuttons]

 

ERRATA!

Publicação “EXPOSIÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DE ESTRATÉGIA DE AMOSTRAGEM” – NIOSH

Na tradução para o português disponibilizada pela VALE e publicada no site da ABHO, em: https://abho.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Manual_NIOSH_Estrategia_Amostragem.pdf, na página 51, coluna da direita, onde se lê:…. No entanto, um procedimento mais conservador, para uso pelo responsável por cumprimento, seria assumir exposição zero para a porção do turno de trabalho que foi amostrada., leia-se:…. No entanto, um procedimento mais conservador, para uso pelo auditor, seria assumir exposição zero para a porção do turno de trabalho que não foi amostrada. (Em inglês: “However, a more conservative procedure for use by the compliance officer would be to assume zero exposure for the unsampled portion of the workshift.”).