No corrente mes de julho faleceram “dois Arnaldos” de destaque no mundo do trabalho no Brasil. Para os profissionais de SST têm uma importância especial pelo o que fizeram para o valor da segurança, da higiene e da medicina do trabalho no País. Nas funções que ocuparam como Ministros do Trabalho e da Previdência Social deram grande contribuição à legislação trabalhista e ao fortalecimento da prevenção dos infortúnios laborais e da atuação e qualificação dos profissionais do setor. O Ministro Arnaldo Süssekind, que faleceu aos 95 anos no dia 09 de julho, foi ministro do Trabalho e Previdência Social no governo Castello Branco, entre 1964 e 1965, atuou como procurador-geral da Justiça do Trabalho e foi ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) entre 1965 e 1971. Arnaldo Süssekind tinha apenas 24 anos quando foi designado para a comissão de elaboração da CLT. Na ocasião, era assessor do ministro do Trabalho de Getúlio Vargas, Alexandre Marcondes Filho.

Em entrevistas recentes, Süssekind contou que, logo no primeiro encontro, o grupo sugeriu modificações na ideia original de criar a Consolidação das Leis do Trabalho e Previdência Social e propôs que houvesse duas consolidações diferentes, uma para trabalho e outra para previdência. “O ministro concordou imediatamente” contou Süssekind.

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro João Oreste Dalazen, divulgou nota de pesar pelo falecimento do jurista. “A Justiça do Trabalho, enlutada, lamenta o falecimento de um de seus mais notáveis filhos, o ministro Arnaldo Süssekind”, diz o texto.

A nota afirma que Süssekind foi uma das personalidades que mais lutou pela dignificação do trabalho no Brasi e também no mundo, como integrante da Organização Internacional do Trabalho. Nessa função, atuou também de forma importante para a criação de um Centro Nacional de Pesquisa em Segurança e Saúde no Trabalho no Brasil, e que hoje se constitui na FUNDACENTRO.

O Ministro Arnaldo Prieto, falecido aos 82 anos no dia 03 de julho, foi nomeado ministro do Trabalho e da Previdência Social em 1974, e ainda naquele mesmo ano, com a divisão de seu ministério em dois, assumiu a pasta do Trabalho até 1979. Nessa função foi responsável pela publicação da Portaria 3214 de 08 de junho de 1978 que institui as normas regulamentadoras (NRs) que têm sido a base da prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais no Brasil.

Engenheiro civil e economista atuante e preocupado efetivamente com a vida e a saúde dos trabalhadores foi homenageado pela ABHO por ocasião dos 30 anos da Portaria 3214, durante o Congresso da Associação realizado em Recife, no ano de 2008.

Nos últimos anos, vinha trabalhando em suas memórias e divulgando o que foi o trabalho de elaboração das NRs. Ultimamente, em várias ocasiões em que foi convidado e entrevistado apontou que gostaria de que o trabalho realizado na área da prevenção em sua época “não se perdesse, mas que tivesse continuidade na luta diária dos profissionais de SST que realmente almejam a prevenção e a segurança nos ambientes de trabalho”.

Outros detalhes em:
http://www.jb.com.br/pais/noticias/2012/07/09/morre-o-ex-ministro-arnaldo-sussekind/http://www.protecao.com.br/site/content/noticias/noticia_detalhe.php?id=J9jbJayJ