Saiba como foi o VI CONGRESSO

SAIBA COMO FOI O VI CONGRESSO BRASILEIRO DE HIGIENE OCUPACIONAL E O XVIII ENCONTRO BRASILEIRO DE HIGIENISTAS OCUPACIONAIS

logovi_congresso_brasileiro_de_higiene_ocupacional_plenario

VI Congresso Brasileiro de Higiene Ocupacional e o XVIII Encontro Brasileiro de Higienistas Ocupacionais trouxeram a oportunidade de congregar higienistas ocupacionais e profissionais interessados em educação em torno de reflexões sobre a formação em segurança e saúde ocupacional no Brasil. Os problemas atualmente existentes na formação na área de SST não se restringem à área de higiene ocupacional, mas são percebidos em todos os campos do conhecimento para a atuação profissional, considerando sua extensão nos cursos de formação básica, de especialização e de aperfeiçoamento, bem como no desenvolvimento dos programas de pós-graduação. O VI CBHO buscou reunir contribuições para identificar como a educação em HO colabora efetivamente no controle dos riscos nos ambientes de trabalho e na proteção da saúde dos trabalhadores, além de projetar caminhos para um crescimento e melhoria das iniciativas de educação nessa área no Brasil. O evento também propiciou a atualização de conhecimentos específicos em HO e um espaço de divulgação de trabalhos realizados por especialistas nacionais e estrangeiros voltados para o reconhecimento, a avaliação e o controle dos riscos ambientais.

a_cerimonia_de_abertura_do_vi_congresso_brasileiro_de_higiene_ocupacional a_cerimonia_de_abertura_do_vi_congresso_brasileiro_de_higiene_ocupacional_2

A cerimônia de abertura do VI Congresso Brasileiro de Higiene Ocupacional e do XVIII Encontro de Higienistas Ocupacionais contou com a saudação das autoridades convidadas e com as palavras do Presidente da ABHO, Higienista José Manuel Gana Soto, sobre o tema central Educação em Higiene Ocupacional como contribuição para uma gestão sustentável” e com a Conferência “A Educação em Higiene Ocupacional”, proferida pela higienista ocupacional Berenice Goelzer, cientista responsável pela área de higiene ocupacional na Organização Mundial da Saúde por 25 anos e atual colaboradora da IOHA. Com as palestras dos renomados higienistas e autoridades na área, demonstrou-se a necessidade de um olhar atento para as questões da educação em HO, considerando, principalmente, os impactos do adoecimento dos trabalhadores nos ambientes de trabalho e a necessidade de ações preventivas para a sustentabilidade da gestão das empresas. Nesse contexto, se ressaltou o papel importante dos profissionais que atuam na prevenção, tanto nos aspectos de proteção dos recursos humanos ou naturais, como nos aspectos financeiros que envolvem as ações preventivas dos acidentes e das doenças ocupacionais. As perspectivas que se apresentam para a solução de problemas cruciais da SST no Brasil demonstraram a necessidade de mudanças nas referências e nos paradigmas de formação na área. Exigem-se novas posturas dos educadores frente às novas necessidades e aos desafios da disseminação, de forma adequada e abrangente, de um número cada vez maior de informações, além de uma melhor integração das áreas de conhecimento para a formação dos profissionais que irão atuar em HO.

mesa_de_abertura-presidente_da_abho sergio_colacioppo_berenice_goelzer_barbara_dawso_marcia_bandini_da_anamt

 


Mesa de abertura: Presidente da ABHO, José Manuel Gana Soto, acompanhado do Profº Sérgio Colacioppo da USP, representando o ensino da HO no País, Berenice Goelzer da IOHA/OMS, representando os higienistas ocupacionais internacionais, Barbara Dawson da AIHA, representando os higienistas ocupacionais americanos e Márcia Bandini da ANAMT, representando as associações dos profissionais de SST no Brasil.

Nas palavras de abertura do VI CBHO, o presidente da ABHO cita a frase do professor Jesse C. Ducommun quando, em uma ocasião, se referiu à prevenção de acidentes maiores. Gana Soto apontou que, sem dúvida alguma, a frase desse ilustre especialista poderia também orientar o VI Congresso de Higiene Ocupacional:

“Não é lógico nem adequado que cada geração de profissionais tenha que redescobrir os princípios da prevenção já descobertos pelas gerações anteriores. Devemos nos esforçar e estudar, aproveitando as experiências já documentadas, por aqueles que foram os nossos professores, evitando assim o duro caminho que permitiu sua aquisição. Devemos, também, transmitir estes conhecimentos, enriquecidos pela nossa experiência, às gerações futuras.”

 

A partir da introdução do tema central, o Congresso foi ampliando a percepção dos Congressistas sobre a importância da formação e da qualificação na área, em especial pela busca da certificação, como um caminho para um melhor reconhecimento da capacidade dos profissionais para atuarem na área de HO. Esse tema foi apresentado pela convidada da ABHO e futura presidente da AIHA, Barbara Dawson, com a palestra “A certificação profissional do higienista ocupacional”.

barbara_dawson_–_vice-presidente_da_aihaDurante a sessão solene de abertura do VI CBHO, houve uma apresentação musical que chamou a todos para a arte, a qual também envolve a profissão dos higienistas ocupacionais. Dentro desse contexto, foi preparada pela Diretoria da ABHO, com colaboração dos membros Irene Saad e Eduardo Giampaoli, uma homenagem especial para a higienista Berenice Goelzer, que incluiu uma apresentação em power-point mostrando a VIDA e OBRA dessa profissional, emocionando todos os presentes. Berenice recebeu uma placa das mãos do Presidente da Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais, com os seguintes dizeres:


“A ABHO reconhece e parabeniza Berenice Goelzer pela sua valiosa contribuição profissional à Higiene Ocupacional, documentada em centros de estudos e pesquisas nacionais e internacionais.
Fazemos votos para que a sua participação no engrandecimento de nossa profissão continue a brilhar entre os Higienistas Ocupacionais do Brasil e do mundo.”

presidente_da_abho_entrega_placa_de_homenagem_para_berenice_goelzerNa sequência da Programação Técnica, o Painel 1 – Educação em Higiene Ocupacional, coordenado pelo vice-presidente de educação e formação da ABHO, Roberto Jaques, apresentou as iniciativas do Sistema Educacional Formal em HO no Brasil, contando com professores representantes da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG), da FUNDACENTRO, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de São Paulo (USP). Cada um transcorreu sobre as experiências com seus Programas de educação, incluindo resultados, dificuldades e formatos de realização. Na oportunidade, a ABHO distribuiu aos participantes do VI CBHO a publicação“Higiene Ocupacional na América Latina: uma diretriz para seu desenvolvimento”, traduzida para o português, sob auspícios do SENAC, por Berenice Goelzer, editora da publicação original da OPAS em espanhol, em conjunto com Rudolf van der Haar.

a_contribuicao_da_educacao_e_capacitacao_em_ho_para_a_sustentabilidade_da_gestao_das_organizacoesNesse mesmo painel, os higienistas ocupacionais Maria Dorotéa Godini, da ABHO, e Wlander Belem Martins, da Universidade PETROBRAS, falaram, respectivamente, sobre A contribuição da educação e capacitação em HO para a sustentabilidade da gestão das organizações” e a “Capacitação em Higiene Ocupacional: um desafio para uma empresa de energia”.

Durante a Programação do Congresso, alguns temas de interesse foram inseridos para atualização sobre novas referências de avaliação e de controle dos riscos ambientais, como o do primeiro dia sobre gases e vapores, que contou com a apresentação da higienista americana Debbie Dietrich abordando Novos avanços dos amostradores passivos: desempenho, padrões, tecnologia e aplicações”. Esse tema foi objeto de curso específico no domingo que antecedeu ao Congresso.

No segundo dia, o Painel 2 – Higiene Ocupacional na indústria do petróleo, coordenado pelo Conselheiro Técnico da ABHO, José Gama de Christo, contou com as apresentações de João Batista Gonçalves Ferreira da PETROBRAS e de Paulo Sérgio e Moraes da TRANSPETRO.

Como tema de interesse para os higienistas ocupacionais que lidam com o controle da poeira nos ambientes de trabalho foi trazido pela tecnologista da FUNDACENTRO e vice-presidente de relações públicas da ABHO, Maria Margarida Moreira Lima, o trabalho “Da pesquisa a ações de educação para o controle da poeira no setor de revestimentos cerâmicos”. Nesse tema foi apresentado o Manual de Controle da Poeira, elaborado para o setor pela Fundacentro e pela ASPACER – Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento, e um vídeo com as medidas de controle, como ações importantes ligadas à educação em HO.

Outro assunto de interesse sobre Medidas de Controle foi apresentado no Congresso por Sérgio Caporali, da Universidade de Puerto Rico, a convite da ABHO, com o trabalho sobre a Avaliação da eficiência de sistemas de ventilação portáteis e de respiradores para o controle de fumos de solda. Nessa mesma mesa, sob coordenação de José Luiz Lopes, do conselho técnico da ABHO, foi apresentado outro tema de interesse sobre a Gestão de SST, pelo engenheiro Leonídio Francisco Ribeiro Filho, da Universidade Paulista, que transcorreu sobre as atuais “Diretrizes para gestão da SST: normas ABNT e NR-35”.
Dentro desse mesmo tema, foi abordado o assunto “Global Product Strategy (GPS)”, por Clayton Luiz Castro Schultz, da BRASKEM.

Na programação, o Painel 3 foi centrado em HO na Mineração e coordenado por Mario Luiz Fantazzini, vice-presidente de estudos e pesquisas da ABHO, contando com informações importantes para o setor. Cláudia Pellegrinelli do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), apresentou o Programa MinerAÇÃO (Programa especial de segurança e saúde ocupacional na mineração)”. Tula Maria Moreira, médica do trabalho da VALE, falou sobre “A importância do conhecimento das características físicas e químicas das partículas de ferro e silício no processo de extração e beneficiamento de minérios de ferro em mina a céu aberto”e Valdivone Souza, também da VALE, apresentou um estudo sobre o “Conforto Térmico em mineração subterrânea, com a análise da expansão de um sistema de refrigeração na unidade operacional Taquari – Vassouras”, como Temas Livres.

Na sequência, outros assuntos foram trazidos por higienistas de diferentes empresas, com trabalhos inscritos como Temas Livres, e que versaram sobre a Inserção de um programa de higiene ocupacional no sistema de gestão de uma organização”, por Fernando Antônio Claudio, a Identificação de substâncias químicas”, por José Possebon, a “Análise de vibração ocupacional de corpo inteiro em máquinas colhedoras de cana de açúcar”, por José Luiz Lopes, e “A higiene ocupacional como instrumento de educação e promoção de desenvolvimento sustentável”, enfoque apresentado por Fátima Leal, da Universidade do Pará,.

Finalizando o segundo dia do VI CBHO, foi apresentado um tema de grande interesse no campo do ruído, com a palestra do Profº Samir Gerges, da Universidade Federal de Santa Catarina, sobre a Tecnologia de ensaios da dose de ruído para trabalhadores em Call Centers”.

No último dia do Congresso, na mesa coordenada pelo Presidente da ABHO, Gana Soto, apresentou-se uma iniciativa das higienistas Berenice Goelzer, Irene Saad e Maria Margarida Lima, da ABHO, como contribuição para a formação de profissionais em HO, dentro do tema Meios para educação e a capacitação em HO”. Nessa mesma mesa, foram apresentadas e debatidas as informações sobre o OH Learning e suas implicações no Brasil, com o enfoque principal no envolvimento de instituições internacionais e da ABHO pela OHTA – The Occupational Hygiene Training Association, no formato de seu desenvolvimento e na proposta de certificação internacional para os profissionais de higiene ocupacional. Como colaboração nas informações sobre a proposta da OHTA e a participação da IOHA, contou-se com a participação nessa mesa da higienista Berenice Goelzer.

Nesse dia, a Programação incluiu Temas Livres, sobre os seguintes assuntos: “Avaliação da sobrecarga térmica sob a óptica da NR-15 e da ACGIH”, apresentado por Rudolf Nielsen, “A relação entre exercício físico sob estresse térmico ambiental e a higiene ocupacional”, estudo desenvolvido por Carlos Tresohlavy, “Condições ambientais em instituição hospitalar”, levantamento efetuado por Marluce Queiroz e equipe, temas que abrilhantaram ainda mais o VI CBHO.

painel_premiado-presidente_da_abho_e_ana_claudia_moraes-uff_petrobrasDentre os trabalhos inscritos como Temas Livres, foi indicado para o Painel Premiadoo tema Exposição ocupacional ao Benzeno revisada: histórico no Brasil, novos paradigmas internacionais e o estabelecimento de valores limite de exposição aos agentes carcinogênicos”, apresentado pela médica do trabalho Ana Cláudia Lopes de Moraes da Universidade Federal Fluminense/PETROBRAS.

Outra oportunidade dada aos Congressistas foi a Sessão de Pôsteres,que aconteceu a partir do segundo dia do VI CBHO com 8 trabalhos selecionados, versando sobre diferentes temas de Higiene Ocupacional:
Processo de decisão e tolerabilidade para avaliações ambientais; O processo de trabalho em abatedouro e seus impactos ambientais: educação como ferramenta para sustentabilidade; Aplicação da análise preliminar de riscos em marmorarias da região metropolitana do Recife; Análise quantitativa do ruído em duas marmorarias de Olinda, Pernambuco, Brasil; Avaliação da eficiência de protetores auditivos em exposições ocupacionais ao ruído em oficina mecânica; Queixas mais frequentes de desconforto em coluna, entre operadores de equipamentos e instalações em empresa de mineração; Análise de projetos voltada para higiene do trabalho; Programa de prevenção de riscos ambientais integrado – uma ferramenta de ampliação da capacidade de gestão dos agentes de risco ocupacionais.

os_resumos_de_todos_os_trabalhos os_resumos_de_todos_os_trabalhos_2

Os resumos de todos os trabalhos apresentados no Congresso estarão publicados na Revista nº 25 da ABHO, com os dados dos autores, para a troca de informações.

Feira de Produtos e Serviços, como ocorreu em todos os Eventos anteriores da ABHO, foi outro diferencial, pois reuniu o que há de melhor em fornecedores de equipamentos de avaliação ambiental, além de empresas fabricantes de EPIs e de outros insumos para o gerenciamento e o controle das exposições aos riscos ambientais, bem como empresas de referência que prestam serviços de higiene ocupacional. Neste ano, o VI CBHO contou com o patrocínio e o apoio das seguintes empresas: PETROBRAS, ALMONT, BALASKA, CHROMPACK, VALE, ENVIRON, 3M, SKS, AMBIENTEC, DP UNION, FASTER, ITSEMAP, ANALYTICAL, INDUSTRIAL SCIENTIFIC, NAKAYAMA, TOTAL SAFETY, ALAC, AVAM, HELPSEG, IBRAM, BRASKEM e o apoio especial das Revistas CIPA PROTEÇÃO.

vi_congresso_brasileiro_de_higiene_ocupacional_almoco vi_congresso_brasileiro_de_higiene_ocupacional_almoco_2

 

Outro ponto forte dos Congressos da ABHO tem sido o almoço. Neste Congresso foi oferecido aos participantes dos cursos e aos membros, como um diferencial de ser associado à ABHO e mais uma oportunidade de congraçamento e fortalecimento da amizade que une os higienistas brasileiros.

vi_congresso_brasileiro_de_higiene_ocupacional_almoco_3 vi_congresso_brasileiro_de_higiene_ocupacional_almoco_4

Como em todos os Encontros de Higienistas Ocupacionais foi realizada a Assembleia da Associação, que neste Evento teve a participação de 33 membros ativos e deliberou, entre outros assuntos, sobre a realização do VII CBHO novamente na cidade de São Paulo, no mês de agosto de 2012, em virtude de ser um evento que também abrigará o IV Congresso Panamericano de Higiene Ocupacional, o que exigirá a proximidade da sede da ABHO para facilitar a recepção aos participantes estrangeiros e a realização do mesmo.

assembleia_dos_membros_da_abhoO VI CBHO contou com duzentos e trinta e dois (232) participantes que estiveram congregados nas instalações do Hotel Novotel Jaraguá, entre os dias 22 e 24 de agosto de 2011, sendo que dentre eles muitos participaram dos cursos do final de semana que antecedeu ao Congresso. Duzentos e um (201) profissionais realizaram os cursos da ABHO. Os temas foram: Introdução à higiene ocupacional; Avançado de agentes químicos:materiais particulados; Avançado de agentes físicos:exposição ocupacional a vibrações; Avanços em amostragem passiva de agentes químicos; Avaliação econômica de estratégias de controle de riscos ambientais; Gestão de passivos de HO; Uso de equipamentos de proteção respiratória como medida de controle.

curso_de_debbie_dietrich curso_de_sergio_caporali

Convidamos a todos a participarem dos próximos eventos da ABHO. Acompanhem as demais notícias sobre o VI CBHO na Revista da ABHO e as chamadas que estarão sendo veiculadas sobre o IV Congresso Pan-americano de Higiene Ocupacional, a ser realizado em paralelo com o XIX Encontro Brasileiro de Higienistas Ocupacionais, que ocorrerão em agosto de 2012, em São Paulo. Se você participou do VI CBHO, envie seu comentário, clicando aqui.

ColaboradoraMaria Margarida T. M. Lima – membro ABHO, HOC 008.