A iniciativa da reunião que antecedeu o IV Congresso Pan-Americano de HO surgiu a partir da possibilidade de financiamento pela Associação Neerlandesa de Higiene Ocupacional (NVvA).
Graças à iniciativa do Engº Rudolf van der Haar, que apresentou o projeto “Definição do programa de atuação em Higiene Ocupacional a ser desenvolvido na América Latina” e o submeteu à apreciação da NVva, para que esta o financiasse por meio dos recursos da bolsa de estudos “Buitenlandbeurs”, foi possível realizar a “Reunión Técnica de Asociaciones de Higienistas Ocupacionales de America Latina”. Essa bolsa visa a oferecer, aos membros da NVvA, a oportunidade de contribuir para a promoção da Higiene Ocupacional em países em desenvolvimento ou em economias em crescimento na Ásia, América do Sul ou Europa Oriental.
O encontro ocorreu em São Paulo, nos dias 17 e 18 de agosto e contou também com a participação da consultora em saúde ocupacional da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), Dra. Julietta Rodríguez-Guzmán.
Em 1998 foi realizada, em São Paulo, a primeira reunião consultiva para discutir o desenvolvimento da Higiene Ocupacional na América Latina. Nela foram analisados temas como o perfil e as funções do higienista ocupacional e as áreas de conhecimento requeridas para sua formação profissional, sendo os resultados publicados pela OPAS em 2001 e republicados pela ABHO em português em 2011.
Como objetivo da reunião realizada nos dias que antecederam o IV Congresso Pan-americano de Higiene Ocupacional foi estabelecido o desenvolvimento de um plano de trabalho para fortalecer as associações profissionais participantes e fomentar o desenvolvimento da Higiene Ocupacional como disciplina preventiva na América Latina. Para o desenvolvimento desta se elaborou previamente uma agenda de trabalho, orientada por uma série de documentos de consulta.
Nesse encontro de dois dias, houve a participação de representantes de 10 associações profissionais de Higiene Ocupacional dos seguintes países: Venezuela, Chile, México, Argentina, Costa Rica, Panamá, Nicarágua, Colômbia, Espanha e Brasil. Pela ABHO, participaram integralmente da reunião, além de seu presidente José Manuel Gana Soto, a vice-presidente de relações públicas Maria Margarida Moreira Lima e a higienista Irene Saad. Os higienistas Satoshi Kitamura (UNICAMP), Sérgio Colacioppo (USP) e Edna Nogueira (UFBA) foram convidados a acompanhar as discussões que trataram, em especial, da formação em Higiene Ocupacional.
Durante a reunião definiram-se estratégias para o desenvolvimento da profissão de higienista ocupacional, indicando-se a importância das associações profissionais para as ações voltadas para esse objetivo.
Foram estabelecidos seis eixos para a abordagem dos temas pertinentes à consolidação de nossa profissão, a saber:
- Situação atual das associações participantes;
- Formação em HO nos países da América Latina e outras iniciativas;
- Certificação dos profissionais / ética profissional;
- Acreditação de laboratórios de HO;
- Higiene Ocupacional no setor informal;
- Matrizes de emprego-exposição / CAREX.
A reunião caracterizou-se, também, como importante oportunidade de intercâmbio e conhecimento mútuo entre as associações latino-americanas de HO, assim como para o fortalecimento dos seus objetivos, com resultados bastante positivos e animadores. Foi renovado o compromisso de todas em colocar a Higiene Ocupacional no nível requerido para melhor se alcançarem os benefícios esperados para a saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras da região, com a atuação dos profissionais de nossa área.
Esse encontro contribuiu para compreendermos os desafios, pontos fortes e pontos fracos que temos de enfrentar como um único bloco para melhorar as condições de trabalho e a saúde da população da América Latina. Foi possível compartilhar experiências, conhecimentos e práticas que são desenvolvidas nos diferentes países e, dessa forma, antecipar discussões importantes sobre o desenvolvimento da Higiene Ocupacional na América Latina.
Iniciativas como essa agregam valor para os profissionais e, por essa razão, a reunião proposta pela Associação Espanhola de Higiene Industrial (AEHI) teve o apoio da ABHO por se traduzir na possibilidade de fortalecer as relações entre as Associações de Higiene Ocupacional, tanto da América Latina como entre outras associações, como a NVva e a AEHI, para a troca de experiências e atividades de capacitação e investigação em diferentes áreas.
Mais uma vez, a ABHO quer registrar, como já o fez na correspondência que foi encaminhada pelas Associações participantes da reunião para a Associação Neerlandesa de Higiene Ocupacional, seu reconhecimento especial ao higienista Rudolf van der Haar, que promoveu, organizou e coordenou a reunião, a agenda e a síntese das tarefas decorrentes do encontro, pela sua notável dedicação e eficiência, além de sua simpatia, profissionalismo e espírito de solidariedade para atingir o objetivo desejado de integração regional na área da Higiene Ocupacional.