CHAMADA PARA TRABALHOS TÉCNICOS

Encontram-se abertas as inscrições para os trabalhos técnicos (Temas Livres) que deverão estar relacionadas às seguintes temáticas:

  1.  Atividades em etapas fundamentais da HO: Antecipação, Reconhecimento, Avaliação ou Controle de Agentes Ambientais;
  2. Atividades de desenvolvimento de padrões, normativas ou protocolos técnicos em HO; 
  3. Atividades periciais que demandaram estudos especiais ou desenvolvimento de soluções específicas;
  4. Práticas bem-sucedidas de HO, com descrição detalhada dos procedimentos e resultados;
  5. Ações técnico–legais de HO oriundas de demandas Previdenciárias;
  6. Aspectos jurídicos vinculados a ações envolvendo Agentes Ambientais;
  7. Gestão de riscos ocupacionais, que incluem gestão de exposições a agentes ambientais;
  8. Usos de novas tecnologias de antecipação, reconhecimento, avaliação ou controle de riscos ambientais;
  9. Comunicações ou alertas sobre novos riscos ocupacionais no âmbito da HO;
  10. TI aplicada à Higiene e Saúde Ocupacional;
  11. Experiências de desenvolvimento do PGR da NR-01 no que diz respeito aos riscos ambientais.

As apresentações ocorrerão no período de 18 a 20 de agosto de 2025, presencialmente em São Paulo – SP.

ORIENTAÇÕES GERAIS

Em 2025 os trabalhos terão inicialmente uma aprovação preliminar, a partir do seu resumo submetido. Os trabalhos aprovados preliminarmente deverão ser reapresentados em sua forma final, para a aprovação definitiva. Para os trabalhos aprovados em forma definitiva, deverá ser feita a apresentação em Power Point® ou pdf®, que será aprovada para o congresso, e não deverá ser alterada. Ver as normas para a apresentação mais adiante.

APRESENTAÇÃO

Os trabalhos serão selecionados para apresentação oral;

  • Para o bom andamento e cumprimento da agenda do Congresso, é imprescindível que o palestrante respeite o tempo máximo concedido para a sua apresentação. Como orientação geral, para uma apresentação de 20 minutos, é recomendado um PowerPoint entre 10 e 15 slides;
  • Não serão aceitos trabalhos que tenham apelos comerciais ou institucionais ou que visem à divulgação de produtos ou serviços, bem como aqueles que não incluam aspectos de Higiene Ocupacional;
  • Os trabalhos aprovados devem seguir os critérios de apresentação conforme orientação que a secretaria da ABHO encaminhará e, depois de entregues, não devem sofrer quaisquer alterações.

RESUMOS

Os resumos deverão seguir o padrão listado abaixo:

  • Título;
  • Nome completo do(s) autor(es), destacando o apresentador;
  • A revisão ortográfica e gramatical do trabalho deverá ser feita antes da submissão e será de responsabilidade dos autores. (Não serão permitidas correções);
  • Não serão aceitas figuras nem tabelas no resumo (serão aceitas no trabalho final);
  • Há necessidade de apresentação de referências bibliográficas;
  • Máximo de 500 palavras. O resumo é a principal fonte de dados para a comissão julgadora dos trabalhos, portanto, o texto deve ser elaborado com as informações e os cuidados necessários.

ENVIO

Os interessados em apresentar seus trabalhos durante o “19º Congresso Brasileiro de Higiene Ocupacional e 32º Encontro Brasileiro de Higienistas Ocupacionais” deverão enviar o resumo para secretaria@abho.org.br com o assunto: Trabalho Técnico CBHO 2025.

CALENDÁRIO

  1. Envio de resumo para aprovação preliminar

    •  Data limite para envio – 30/04/2025

    • Retorno para o interessado – até 14/05/2025

  2. Envio do trabalho completo para aprovação definitiva

    • Data limite para envio 10/06/2025

    • Retorno para o interessado – até 15/07/2025

  3. Envio da apresentação que será usada no Congresso

    • Data limite para envio – 22/07/2025.

CUIDADOS ADICIONAIS

Roteiro sugerido:

  • Título; • Autores e qualificação em rodapé;
  • Resumo executivo;
  • Introdução / Antecedentes; 
  • Métodos /descrição;
  • Resultado Obtidos / Discussão;
  • Conclusões;
  • Recomendações;
  • Considerações Finais (opcional).

INSTRUÇÕES PARA APRESENTAÇÃO

  • · Deve ser usado o template do Congresso (condição obrigatória);
  • Buscar um objetivo de uso de 1 a 1,5 slides por minuto do tempo disponível (10 a 15 slides para a apresentação de 20 minutos);
  • O moderador indicará o tempo remanescente e fará intervenções para garantir que o tempo seja o previsto.
  • O moderador poderá interromper a apresentação com tempo excessivo. Procure “ensaiar” sua apresentação para que caiba no tempo disponível.

IMPORTANTE: Os trabalhos selecionados permitirão que o apresentador participe do Congresso sem cobrança de taxa de inscrição.