ABHO INFORMA
EPA
EPA considera cloreto de vinila entre outros produtos químicos para avaliação de risco sob Lei de Controle de Substâncias Tóxicas (TSCA)
A EPA anunciou no mês passado que o cloreto de vinila está entre os cinco produtos químicos que planeja priorizar para avaliação de risco de acordo com a Lei de Controle de Substâncias Tóxicas (TSCA). O cloreto de vinila era uma das substâncias perigosas a bordo do trem Norfolk Southern que descarrilou em fevereiro de 2023 perto da Palestina Oriental, Ohio. A agência iniciará avaliações de risco para cloreto de vinila e quatro outros produtos químicos – incluindo acetaldeído, acrilonitrila, benzenamina e 4,4′-metileno bis(2-cloroanilina), ou MBOCA – se designar os produtos químicos como substâncias de alta prioridade durante o Processo legal de 12 meses exigido pela TSCA.
Fonte: https://www.aiha.org/news/240118-epa-eyes-vinyl-chloride-among-other-chemicals-for-risk-evaluation-under-tsca. Acesso em: 20 mar. 2024.
EPA anunciou mudanças em um de seus padrões de qualidade do ar para partículas finas
De acordo com a EPA, a norma revista irá prevenir até 4.500 mortes prematuras, 800.000 casos de asma e 290.000 dias de trabalho perdidos. Os estados precisariam demonstrar conformidade com o novo padrão até 2032.
Fonte: https://www.aiha.org/news/240215-epa-finalizes-revised-pm2-5-standard. Acesso em: Acesso em: 20 mar. 2024.
NIOSH
NIOSH anuncia um novo estudo sobre exposição a substâncias per e polifluoroalquil (PFAS)
Pesquisadores do NIOSH estão recrutando empresas para “Avaliação de indicadores de exposição e saúde ocupacional de PFAS: um estudo de viabilidade”, um novo estudo de pesquisa que busca medir a exposição a substâncias per e polifluoroalquil (PFAS) em ambientes como instalações de fabricação (têxteis, fabricação de borracha ou semicondutores) e o setor de serviços (incineração, aplicação de revestimento resistente a manchas, limpeza e muito mais).
Fonte: https://www.aiha.org/news/240104-ih-monitoring-of-pfas-available-for-companies-as-part-of-niosh-research-study. Acesso em: 20 mar. 2024.
AIHA
Austrália proíbe pedras projetadas (pedras artificiais) A Austrália deverá se tornar o primeiro país a proibir o uso, o fornecimento e a fabricação de todas as pedras artificiais a partir de 1º de julho de 2024. A decisão, tomada durante uma reunião dos ministros de relações no local de trabalho e de saúde e segurança no trabalho em 13 de dezembro , baseia-se na recomendação da Safe Work Australia, agência que desenvolve políticas nacionais destinadas a melhorar a saúde e a segurança ocupacionais no país. A proibição de pedras artificiais na Austrália visa abordar as taxas crescentes de silicose e doenças relacionadas à sílica entre os trabalhadores, especialmente aqueles nas indústrias de fabricação e instalação de pedras artificiais desproporcionalmente diagnosticadas com tais doenças.
https://www.aiha.org/news/240104-australias-new-engineered-stone-ban-to-begin-in-july. Acesso em: 20 mar. 2024.
Biossegurança (pesquisa de patógenos)
Um novo relatório divulgado pelo Boletim dos Cientistas Atômicos oferece recomendações para garantir que a investigação sobre agentes patogênicos virais com potencial para causar uma pandemia seja conduzida de forma segura e responsável. O relatório também identifica a necessidade de investigação sobre as causas de acidentes laboratoriais, tais como salpicos e derrames de materiais biológicos, e os tipos de equipamento de protecção individual necessários para proteger os investigadores em vários ambientes laboratoriais.
https://www.aiha.org/news/240314-report-addresses-biosafety-of-pathogen-research. Acesso em: 20 mar. 2024.
OSHA
Califórnia aplica regulamento emergencial para proteção contra exposição à sílica em locais de trabalho
O Conselho de Padrões de Segurança e Saúde Ocupacional da Divisão de Segurança e Saúde Ocupacional da Califórnia (Cal/OSHA) aprovou um padrão temporário de emergência para proteger os trabalhadores da silicose, uma doença pulmonar incurável e potencialmente fatal. Todos os trabalhadores da Califórnia expostos à sílica cristalina respirável, exceto aqueles empregados na construção ou em operações agrícolas, são cobertos pelo padrão temporário de emergência, que entrou em vigor em 29 de dezembro de 2023.
Fonte: https://www.aiha.org/news/240104-cal-osha-issues-emergency-temporary-standard-on-respirable-crystalline-silica . Acesso em: 20 mar. 2024.
Califórnia OSHA aprova revisões dos padrões principais estaduais de exposição a chumbo
As alterações propostas aos padrões de chumbo da Califórnia foram aprovadas pelo Conselho de Padrões de Segurança e Saúde Ocupacional Cal/OSHA em 15 de fevereiro, reduzindo o limite de exposição permitido do estado para chumbo de 50 µg/m3 (0,05 mg/m3) para 10 µg/m3 (0,01 mg/m3 em um período de oito horas-média ponderada e seu nível de ação de 30 µg/m3 (0,03 mg/m3 a 2 µg/m3 ((0,002 mg/m3) (TWA de oito horas). De acordo com um resumo no site do Departamento de Relações Industriais da Califórnia (DIR), a regra proposta foi projetada para manter os níveis de chumbo no sangue dos trabalhadores (BLLs) abaixo de 10 µg/dL, quatro vezes abaixo da meta das regulamentações de chumbo existentes.
A aprovação do Standards Board envia a proposta à Secretaria de Direito Administrativo do estado para aprovação final. Não se espera que a regra entre em vigor antes de 1º de janeiro de 2025.
Fonte: https://www.aiha.org/news/240229-cal-osha-standards-board-approves-revisions-to-state-lead-standards. Acesso em: 20 mar. 2024.
CDPH
Departamento de Saúde Pública da Califórnia destaca asma associada ao pó de madeira
Um novo vídeo produzido pelo Departamento de Saúde Pública da Califórnia (CDPH) concentra-se na prevenção da asma relacionada ao trabalho devido à exposição ao pó de madeira. O Programa de Prevenção da Asma Relacionada ao Trabalho (WRAPP) do estado, que trabalha para identificar indústrias, ocupações e exposições que colocam os trabalhadores em risco de asma relacionada ao trabalho, encontrou cerca de 140 trabalhadores em vários ambientes que associam a asma ao pó de madeira no trabalho.
O vídeo está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=85kaSJZNFJE.
Fonte: https://www.aiha.org/news/231109-california-department-of-public-health-highlights-asthma-linked-to-wood-dust. Acesso em: 18 dez. 2023.
UE
Agência Europeia recomenda OEL para Bisfenol A
Um relatório científico publicado em dezembro pela Agência Europeia dos Produtos Químicos inclui as recomendações da European Chemicals Agency (ECHA) relativas aos limites de exposição ocupacional ao 4,4-isopropilidenodifenol, também conhecido como bisfenol A. A agência foi encarregada pela Comissão Europeia de avaliar a exposição ao bisfenol A para avaliar a opção de um OEL aerotransportado, outros valores-limite, tais como valores-limite biológicos e valores de orientação biológica, e notações. Segundo a ECHA, o bisfenol A tem propriedades desreguladoras do sistema endócrino. É também classificada como uma substância tóxica para a reprodução na categoria 1B de substâncias tóxicas para a reprodução, o que significa que se presume que tem efeitos adversos na função sexual e na fertilidade em humanos, com base em evidências de estudos em animais.
O documento está disponível em https://echa.europa.eu/documents/10162/23ca2397-4387-e040-8070-b1fd27423fda.Fonte: https://www.aiha.org/news/240111-european-agency-recommends-oel-for-bisphenol-a. Acesso em: 20 mar. 2023.
ECHA
Agência Europeia dos Produtos Químicos lança nova base de dados sobre produtos químicos
Uma nova base de dados de produtos químicos lançada recentemente pela Agência Europeia dos Produtos Químicos contém informações de todos os registos submetidos à ECHA ao abrigo do Registration, Evaluation, Authorisation and Restriction of Chemicals (REACH), o regulamento da UE sobre registo, avaliação, autorização e restrição de produtos químicos. A base de dados, denominada ECHA CHEM, destina-se a ajudar a agência a melhorar o tratamento dos dados e a tirar partido dos avanços tecnológicos. A primeira versão do ECHA CHEM inclui informações de mais de 100.000 registos REACH. Os usuários do banco de dados podem pesquisar substâncias registradas usando qualquer identificador químico, incluindo o número da Comunidade Europeia (CE), o número de registro do Chemical Abstracts Service (CAS) e o nome do produto químico. Outra funcionalidade da base de dados é a opção de exportar os resultados da pesquisa de substâncias, bem como os dossiês de cada substância.
O O ECHA CHEM está disponível no https://chem.echa.europa.eu/.Fonte: https://www.aiha.org/news/240222-european-chemicals-agency-launches-new-chemicals-database. Acesso em: 20 mar. 2023.
ATSDR
Dois perfis toxicológicos finais mais dois rascunhos recém-disponíveis na ATSDR
Perfis toxicológicos finais para as substâncias cloreto de vinila e nitrobenzeno e perfis toxicológicos para cloroetano e clorofórmio estão agora disponíveis na Agência de Registro de Substâncias Tóxicas e Doenças (ATSDR). O cloreto de vinil ganhou as manchetes no ano passado como uma das substâncias perigosas a bordo do trem Norfolk Southern, que descarrilou em fevereiro de 2023 perto da Palestina Oriental, Ohio. O perfil toxicológico da ATSDR para cloreto de vinila foi atualizado pela última vez em 2006.Fonte: https://www.aiha.org/news/240125-two-final-tox-profiles-plus-two-drafts-newly-available-from-atsdr. Acesso em: 20 mar. 2023.
CDC
CDC atrasa publicação de orientações sobre controle de infecção
Uma equipe de investigadores da Universidade de Tampere, na Finlândia, e da Comissão O CDC solicitou mais informações ao Comitê Consultivo de Práticas de Controle de Infecções em Saúde (HICPAC) sobre seu projeto de diretrizes revisadas para precauções de isolamento em instalações de saúde. A HICPAC submeteu o projeto ao CDC para revisão em 3 de novembro. Se o CDC tivesse aceitado as diretrizes, elas teriam sido publicadas no Federal Register.
Em vez disso, a agência pediu à HICPAC que considerasse quatro conjuntos de questões que “[…] refletem preocupações ou áreas de confusão que continuam a ser levantadas pelas partes interessadas […]”, conforme declarado numa carta aos Drs. Sharon Wright e Michael Lin, co-presidentes do Grupo de Trabalho de Diretrizes de Precauções de Isolamento da HICPAC. As questões abordam assuntos relacionados ao uso de máscaras e respiradores. A carta também afirma que o grupo de trabalho será ampliado para incluir especialistas adicionais que possam ajudar a responder às perguntas.
Fonte: https://www.aiha.org/news/240125-cdc-delays-publication-of-infection-control-guidance. Acesso em: 20 mar. 2023.
CDC transforma COVID-19 em orientação atualizada para vírus respiratórios comuns
Em 1º de março, o CDC divulgou orientações atualizadas destinadas a ajudar as pessoas a se protegerem de uma série de vírus respiratórios comuns. As recomendações explicam a nova “abordagem unificada” da agência para abordar os riscos de doenças virais respiratórias, como COVID-19, gripe e vírus sincicial respiratório, ou RSV. Os antecedentes das orientações atualizadas do CDC descrevem a COVID-19 como “[…] cada vez mais semelhante a outros vírus respiratórios […]”, mas reconhecem que persistem diferenças, como o risco de condições pós-COVID-19. O CDC afirma que incluiu a COVID-19, que anteriormente tinha o seu próprio conjunto de recomendações, na sua orientação geral para vírus respiratórios “[…] porque os EUA estão a registar muito menos hospitalizações e mortes associadas à COVID-19 […]”.
Fonte: https://www.aiha.org/news/240307-cdc-folds-covid-19-into-updated-guidance-for-common-respiratory-viruses. Acesso em: 20 mar. 2023.
Nota de esclarecimento
- Na edição 73 da Revista ABHO, seção “GIRO DE NOTÍCIAS” a notícia “Pesquisa do NIOSH para abordar exposições cirúrgicas à fumaça em ambientes veterinários”, o termo “exposições cirúrgicas à fumaça” não está adequado. O termo mais correto seria “fumo cirúrgico”, que são aerossóis entre 0,07 – 6,5 µm produzidos por equipamentos eletro cirúrgicos, lasers e outros equipamentos de energia ao cortar tecidos ou coagular vasos sanguíneos.
Referência:
Zhou, Yong-zhi, et al. “Surgical Smoke: A Hidden Killer in the Operating Room”. Asian Journal of Surgery, vol. 46, nº 9, setembro de 2023, p. 3447–54. DOI.org (Crossref), https://doi.org/10.1016/j.asjsur.2023.03.066.
Na edição 73 da Revista ABHO, seção “GIRO DE NOTÍCIAS” a notícia “EPA propõe proibir todos os usos do solvente tricloroetileno” diz: “A EPA anunciou na segunda-feira …”, quando o correto é “A EPA anunciou no dia 23/10/23….”
Colaboração: Valdiney Camargos de Sousa
Engenheiro de Segurança do Trabalho
Membro do Conselho Técnico da ABHO