Giro de Notícias n° 80 – Mundo

A EXPOSIÇÃO POR INALAÇÃO AO 1,1-DICLOROETANO APRESENTA
RISCO EXCESSIVO À SAÚDE DO TRABALHADOR

A exposição por inalação ao 1,1-dicloroetano apresenta um “risco excessivo à saúde do trabalhador”, de acordo com a avaliação final de risco da EPA para o produto químico. O 1,1-dicloroetano é usado principalmente como solvente industrial e comercial, para a fabricação de outros solventes clorados e outras substâncias, e em pequenas quantidades para pesquisas laboratoriais, afirma a agência. Três condições de uso identificadas pela EPA “contribuem significativamente” para o risco irracional do 1,1-dicloroetano à saúde dos trabalhadores. Dois desses usos estão relacionados ao processamento do 1,1-dicloroetano como reagente – tanto como intermediário na fabricação de produtos químicos orgânicos básicos quanto na fabricação de outros produtos e preparações químicas – e o terceiro uso envolve a reciclagem.

Fonte: https://www.aiha.org/news/250626-epa-inhalation-exposure-to-1-1-dichloroethane-presents-unreasonable-risk-to-workers. Acesso em: 06 out. 2025.

EPA DIVULGA RASCUNHOS DE AVALIAÇÕES DE RISCO PARA MAIS DOIS FTALATOS

A EPA divulgou rascunhos de avaliações de risco e documentos de apoio para o ftalato de diisobutil (DIBP) e o ftalato de butilbenzila (BBP) para consulta pública. De acordo com a agência, o DIBP, um líquido incolor, é mais comumente usado como plastificante na fabricação de adesivos e selantes. O BBP, um líquido transparente e oleoso, também é usado como plastificante em adesivos, selantes, revestimentos de piso, tintas e revestimentos, e em produtos de plástico e borracha, afirma a EPA.


Fonte: https://www.aiha.org/news/250814-epa-releases-draft-risk-evaluations-for-two-more-phthalates. Acesso em: 06 out. 2025

EPA BUSCA FEEDBACK DE PEQUENAS EMPRESAS SOBRE AVALIAÇÕES DE RISCO DO AMIANTO E FORMALDEÍDO

A EPA busca representantes de pequenas empresas, governos e organizações sem fins lucrativos para participar de dois próximos painéis de Revisão de Defesa de Pequenas Empresas (SBAR). Um painel fornecerá conselhos e recomendações que subsidiarão o desenvolvimento de uma proposta de regulamentação pela agência para abordar os riscos extremamente elevados associados ao uso do amianto. Esses riscos foram identificados na Parte 2 da avaliação de risco do amianto pela EPA, sob a Lei de Controle de Substâncias Tóxicas alterada. O outro painel do SBAR desempenhará a mesma função para a proposta de regulamentação da EPA, abordando os riscos irracionais identificados na avaliação de risco do formaldeído pela TSCA.


Fonte: https://www.aiha.org/news/250821-epa-seeks-small-businesses-feedback-on-asbestos-formaldehyde-risk-evaluations. Acesso em: 06 out. 2025.

TRÊS NOVOS PERFIS IPVS (IMEDIATAMENTE PERIGOSOS PARA A VIDA OU
SAÚDE) DE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS ESTÃO DISPONÍVEIS NO NIOSH

O NIOSH publicou recentemente novos perfis de valores Imediatamente Perigosos para a Vida ou Saúde (IPVS) para cloreto de hidrogênio, brometo de hidrogênio e iodeto de hidrogênio. Os valores de IPVS representam o nível máximo acima do qual os trabalhadores não devem ser expostos sem proteção respiratória. Eles se baseiam nos efeitos que podem ocorrer em exposições de 30 minutos e visam a garantir que os trabalhadores possam escapar de um ambiente contaminado caso a proteção
respiratória falhe.

Fonte: https://www.aiha.org/news/250724-three-new-idlh-profiles-available-from-niosh. Acesso em: 06 out. 2025.

NIOSH PROPÕE ESTUDO SOBRE GASES ANESTÉSICOS RESIDUAIS

O NIOSH está propondo um estudo sobre exposições ocupacionais a Gases Anestésicos Residuais (GARs) em profissionais de saúde. GARs são gases e vapores liberados ou vazados durante a administração de anestesia a pacientes em salas de cirurgia e outras áreas de hospitais humanos e veterinários. Esses vazamentos podem causar exposições a óxido nitroso e agentes halogenados, como isoflurano, desflurano e sevoflurano. Os sintomas de exposição aguda incluem náusea, tontura, dor de cabeça e fadiga, enquanto a exposição crônica pode levar a danos ao DNA, genotoxicidade, aumento do estresse oxidativo, câncer e doenças hepáticas e renais. O estudo proposto buscaria determinar se os efeitos adversos da exposição a GARs são causados apenas por agentes halogenados. Saiba mais sobre o estudo proposto.

Fonte: https://www.aiha.org/news/250724-niosh-proposes-studies-of-waste-anesthetic-gases-thermal-spray-coating. Acesso em: 06 out. 2025.

RELATÓRIO DO NIOSH SOBRE SURTO DE BLASTOMICOSE EM FÁBRICA DE PAPEL DISCUTE POTENCIAIS FONTES DE EXPOSIÇÃO

Um novo relatório publicado pelo NIOSH discute potenciais fontes de exposição ao fungo Blastomyces em uma fábrica de celulose e papel em Michigan, que causou um grande surto de blastomicose em 2022-2023. A blastomicose é uma doença fúngica rara causada pela inalação de esporos de Blastomyces . O surto na fábrica foi o maior documentado nos Estados Unidos e o primeiro associado a um local de trabalho industrial. Entre 1 o de novembro de 2022 e 15 de maio de 2023, houve 162 casos de blastomicose entre trabalhadores. Dezoito foram hospitalizados devido à doença e um trabalhador morreu. A gerência da fábrica solicitou que o NIOSH conduzisse uma avaliação de risco à saúde (Health Hazard Evaluation – HHE, em inglês) para investigar as fontes de exposição ao Blastomyces.

Fonte: https://abrir.link/BQiBl. Acesso em: 06 out. 2025.

NIOSH AVALIA EXPOSIÇÕES A METAIS EM INSTALAÇÕES COM IMPRESSORAS 3D INDUSTRIAIS

Um novo relatório de avaliação de riscos à saúde (Health Harzard Evaluation – HHE, em inglês) do NIOSH descreve exposições a metais em uma instalação onde máquinas de manufatura aditiva foram demonstradas para clientes em potencial. O relatório é datado de fevereiro de 2025, mas só recentemente foi disponibilizado no site da agência.

Fonte: https://www.aiha.org/news/250911-niosh-evaluates-metals-exposures-at-manufacturing-facility. Acesso em: 06 out. 2025.

RELATÓRIO PEDE MEDIDAS CONTRA O AUMENTO DO ESTRESSE TÉRMICO
ENTRE TRABALHADORES EM TODO O MUNDO

Um novo relatório publicado em 22 de agosto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) concentra-se em evidências e orientações relacionadas às mudanças climáticas e ao estresse térmico no local de trabalho. A saúde e a produtividade dos trabalhadores “são severamente impactadas pelo aumento das temperaturas”, de acordo com o relatório, que aponta os últimos 10 anos – de 2015 a 2024 – como os mais quentes já registrados. Por exemplo, a OMS e a OMM afirmam que a produtividade dos trabalhadores diminui de dois a três por cento para cada grau que a temperatura do globo de bulbo úmido aumenta acima de 20 °C e que os riscos relacionados ao calor afetam tanto a saúde dos trabalhadores a longo prazo quanto a segurança econômica. O relatório lista a função renal prejudicada, a desidratação e a disfunção neurológica entre os riscos à saúde associados ao trabalho frequente em condições de calor.

Fonte: https://www.aiha.org/news/250904-report-urges-action-on-increasing-heat-stress-among-workers-worldwide. Acesso em: 06 out. 2025.

ENSAIO QUÍMICO PODE SER ÚTIL NA IDENTIFICAÇÃO DE POTENCIAIS SENSIBILIZADORES DA PELE

O Ensaio de Triagem de Alérgenos Eletrolíticos (Electrophilic Allergen screening Assay – EASA, em inglês) “pode ser um método não animal útil para identificar potenciais sensibilizadores cutâneos”, de acordo com um boletim informativo publicado recentemente pelo Centro Interagências do NTP para Avaliação de Métodos Toxicológicos Alternativos. O NICEATM descreve o EASA como um “ensaio químico que mede a absorbância da luz ou um sinal fluorescente em proporção à tendência de uma substância química se ligar a proteínas” e destaca um relatório publicado no mês passado que detalha os resultados de um estudo de validação do ensaio, conduzido por quatro laboratórios.

Fonte: https://www.aiha.org/news/250904-report-chemical-assay-may-be-useful-in-identifying-potential-skin-sensitizers. Acesso em: 06 out. 2025.

PROGRAMA NACIONAL DE TOXICOLOGIA ATUALIZA DADOS E FERRAMENTAS PARA CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA

Uma versão atualizada do Ambiente Químico Integrado foi lançada no mês passado pelo Centro Interagências do NTP para
Avaliação de Métodos Toxicológicos Alternativos (AMTA). O Ambiente Químico Integrado compreende conjuntos de dados selecionados pelo AMTA e seus parceiros, bem como ferramentas computacionais destinadas a auxiliar na avaliação da segurança química e na contextualização dos dados. Ele também fornece dados de segurança química e previsões de propriedades.

Fonte: https://www.aiha.org/news/250814-national-toxicology-program-updates-data-tools-for-chemical-characterization. Acesso em: 06 out. 2025.

REVOLUCIONAR A SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO: O PAPEL DA IA E DA
DIGITALIZAÇÃO

O tema escolhido pela OIT para assinalar o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho em 2025 centrar-se-á nos impactos da digitalização e da inteligência artificial (IA) na segurança e saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras.

Fonte: https://abrir.link/zSEic. Acesso em: 06 out. 2025.

ANORMALIDADES CEREBRAIS EM CRIANÇAS EXPOSTAS AO PESTICIDA
CLORPIRIFÓS DURANTE O PERÍODO PRÉ-NATAL

Neste estudo que envolveu várias pessoas, a exposição pré-natal progressivamente maior ao CPF foi associada significativa-
mente a alterações progressivamente maiores na estrutura, função e metabolismo do cérebro e a medidas progressivamente
mais precárias de velocidade motora e programação motora em uma amostra comunitária de 270 jovens de 6 a 14 anos.

Fonte: https://jamanetwork.com/journals/jamaneurology/fullarticle/2837712#google_vignette. Acesso em: 06 out. 2025.

AGENDA REGULATÓRIA ATUALIZADA OFERECE POUCA INFORMAÇÃO
SOBRE A REGRA DE CALOR DA OSHA

A OSHA “continua examinando” uma possível regra relacionada à prevenção de lesões e doenças relacionadas ao calor, anunciou a agência na semana passada em um comunicado à imprensa sobre a agenda regulatória do Departamento do Trabalho, recentemente atualizada para a primavera (no hemisfério Norte) de 2025. A ação mais recente listada para a regulamentação do calor da OSHA é a audiência pública informal que começou em 16 de junho e terminou em 2 de julho de 2025. Nenhuma outra ação planejada relacionada à regulamentação do calor está listada na agenda regulatória, mas o site da OSHA afirma que um período de comentários pós-audiência está aberto até 30 de setembro para aqueles que enviaram notificações de intenção de comparecer durante a audiência. Gravações e transcrições da audiência estão disponíveis no site da agência.

Fonte: https://www.aiha.org/news/250911-updated-regulatory-agenda-offers-little-information-on-osha-heat-rule. Acesso em: 06 out. 2025

ADIÇÕES À LISTA DE PRODUTOS QUÍMICOS PERIGOSOS DA ECHA ELEVAM O TOTAL
PARA 250 ENTRADAS

Com a inclusão de mais três produtos químicos perigosos, a lista de substâncias candidatas de alta preocupação da Agência Europeia de Produtos Químicos (AEPQ) agora conta com 250 entradas, informou a agência em junho. A lista de substâncias candidatas a Substâncias de Elevada Preocupação é composta por substâncias químicas que podem causar danos aos seres humanos ou ao meio ambiente.

Fonte: https://www.aiha.org/news/250724-three-additions-to-echa-hazardous-chemicals-list-brings-total-to-250-entries. Acesso em: 06 out. 2025.

TRIBUNAL EUROPEU MANTÉM DECISÃO SOBRE CLASSIFICAÇÃO DO DIÓXIDO DE TITÂNIO

Uma decisão recente do Tribunal de Justiça da União Europeia confirma a decisão de um tribunal inferior de que a classificação da UE do dióxido de titânio como suspeito de ser cancerígeno foi incorreta. O dióxido de titânio é um pó branco e inodoro, usado como pigmento em diversos produtos, incluindo tintas e brinquedos.

Fonte: https://www.aiha.org/news/250821-european-court-upholds-ruling-on-classification-of-titanium-dioxide. Acesso em: 06 out. 2025.

Colaboração: Valdiney Sousa

Engenheiro de Segurança do Trabalho